Pedido de Contacto
Deixe-nos os seus dados e entraremos em contato consigo o mais breve possível.
Por favor, preencha o formulário corretamente.
Pedido de
Intervenção Técnica
O seu pedido foi registado com sucesso e receberá uma cópia no seu e-mail.
Será contactado em breve pela equipa VRC.
A crescente procura por sistemas automatizados em armazéns é um reflexo da mudança de paradigma no setor logístico, impulsionado pela necessidade de crescimento e escalabilidade das empresas, que leva a uma maior faturação.
Estes sistemas automatizados, pensados para atender a empresas e processos logísticos cada vez mais complexos, otimizam tarefas como a separação e processamento de pedidos. Contudo, esta evolução acarreta desafios energéticos, tornando-se essencial encontrar formas mais inteligentes e sustentáveis de gerir o consumo de energia e reduzir desperdícios.
Na VRC WAHREHOUSE TECHNOLOGIES, os sistemas de gestão de energia nos armazéns automáticos analisam o consumo de cada componente em tempo real, o que permite prever os requisitos de energia para os próximos segundos e coordenar o uso eficiente da energia disponível.
Durante as operações de movimentação, os armazéns automáticos realizam manobras com aceleração negativa para reduzir a velocidade ou parar completamente. Em tais circunstâncias, a recuperação de energia é possível através da travagem regenerativa que converte a energia cinética, resultante da desaceleração, em energia elétrica que pode ser reutilizada no sistema, representando uma redução efetiva do consumo na ordem dos 37%.
Além do mais, estes sistemas são igualmente capazes de ajustar o tempo de ativação e suspensão das máquinas de forma sincronizada quando estas não estão a ser utilizadas, evitando desperdício de energia ou picos de consumo causados pela ativação simultânea de múltiplos componentes.
Automatizar um armazém com sistemas integrados de picking de alta velocidade vai muito além de um simples “upgrade”: trata-se de alcançar a máxima eficiência operacional com um impacto energético significativamente reduzido. Graças à coordenação inteligente entre tecnologias como Pick-by-Light e o uso de sensores e algoritmos avançados, cada etapa do processo é pensada para evitar desperdícios, desde a movimentação inicial das caixas até ao transporte por conveyors.
O conveyor KingDrive que utilizamos nas soluções de armazenamento automático representa, igualmente, um avanço significativo nesta direção ao reduzir o consumo energético até 10% quando comparado com outras soluções de rolos motorizados disponíveis no mercado. O motor brushless DC, sem redutor, assegura uma transmissão de energia altamente eficiente, enquanto o sistema de recuperação de energia aproveita a energia gerada na travagem, devolvendo-a ao circuito local para ser reutilizada. Além disso, a funcionalidade “Drive-on-Demand" elimina desperdícios ao permitir que zonas específicas sejam paradas de forma independente durante períodos de inatividade, em vez de interromper todo o sistema. Esta abordagem de monitorização por zonas possibilita economias energéticas adicionais e reforça a sustentabilidade.
Outro ponto de destaque é a escalabilidade única do KingDrive, que utiliza energia apenas onde esta é necessária. A integração de cilindros motorizados para atingir o binário ideal minimiza o consumo energético sem comprometer o desempenho da máquina. Com travões mecânicos inteligentes para inclinações e um design otimizado para transmitir energia de forma eficiente, este sistema demonstra como a inovação e a sustentabilidade podem caminhar lado a lado na automatização de armazéns.
O sistema Hänel EcoDrive é, igualmente, um ótimo exemplo de aproveitamento de energia em armazéns automáticos. Disponível em Portugal através da VRC, este sistema permite recuperar até 40% da energia consumida num armazém. Para tal, o sistema converte a energia cinética do movimento descendente do extrator em energia elétrica que, por sua vez, vai realimentar todo o sistema elétrico.
Uma aplicação inteligente da recuperação de energia em armazéns automáticos também pode ser encontrada em “dark warehouses”, uma solução amplamente utilizada nas nossas instalações de sistemas Mini-Load de grande porte. Estes armazéns, totalmente automatizados, operam literalmente no escuro, eliminando a necessidade de iluminação 24/7 e o consumo de energia associado. Graças ao seu design eficiente, os “dark warehouses” oferecem máxima eficiência e um gasto de energia reduzido, já que não há necessidade de operadores humanos trabalharem no seu interior para identificar ou movimentar cargas. Todo o processo é gerido por máquinas, otimizando os recursos e desempenho de todo o processo logístico.
Os sistemas de gestão energética em tempo real, aplicados a diferentes soluções de armazenagem automática, demonstram que é possível alcançar a máxima eficiência operacional enquanto se reduz o impacto ambiental.
Com mais de 30 anos de experiência, a VRC WAREHOUSE TECHNOLOGIES é o parceiro ideal para empresas que procuram soluções de armazenagem automática eficientes e alinhadas com as exigências de sustentabilidade e governança corporativa.